Cuidados com a Pele na Quarentena

 

Apesar dos (inúmeros) pesares do período em que estamos vivendo, podemos usar o momento atual para reflexão e para adotarmos aqueles hábitos saudáveis que estamos sempre deixando para trás, em virtude da vida corrida.

Muitas pessoas estão aproveitando o momento para encarar o espelho com honestidade, aceitando o visual sem maquiagem e procurando maneiras de realçar a beleza natural que sempre esteve aí, subestimada. Bora cuidar da pele?

 

Foto: Adrian Motroc, Fonte: unplash.com

 

 

Antes de mais nada...

 

 A base de uma pele bonita e saudável são os hábitos de vida: uma alimentação balanceada, rica em proteínas, ferro, vitaminas e minerais, encontrados facilmente nas carnes, legumes, frutas e sementes, ajuda a proporcionar o crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas e aquele “viço” que vem de dentro. Se você é vegetariana, como eu, atente para as leguminosas e castanhas, grandes aliadas para uma alimentação saudável. O resto você já sabe: evitar alimentos processados e dar preferência aos orgânicos e pouco refinados. Quem tem tendência à acne pode cuidar também para não abusar nos derivados do leite.

Atividade física é fundamental para ativar a circulação: seja caminhando, correndo, de bicicleta (de máscara ou com os aparelhos de casa) ou participando de lives no Instagram de academias, não deixe o corpo parar! Para quem curte yôga ou gostaria de conhecer, recomendo as lives da @casariobranco e @casabelavista.

 

A seguir, sugestões para uma rotina de cuidados com cada área da pele.

Importante: se você tem alguma condição como acne, rosácea, melasma ou dermatite seborreica, consulte um dermatologista (pode ser por teleconsulta) para associar o tratamento específico para sua condição.

 

Cuidados com a pele da face

 

- Utilize um sabonete apropriado para o rosto (não é o mesmo do banho!). A dica é apostar nos syndets, agentes de limpeza sem sabão e com pH fisiológico. Quem tem pele oleosa pode utilizar produtos com ácido glicólico e ácido salicílico*.

- Antes do protetor solar, gosto de aplicar um sérum com vitamina C pura, que tem efeito antioxidante, ajudando a combater aqueles raios solares que ultrapassam o protetor. Além disso, tem efeito clareador e antiidade.

- Protetores solares devem ser utilizados mesmo dentro de casa, no inverno e em dias nublados. Gosto de produtos com agentes antioxidantes e adapto a textura conforme a pele no momento, optando por um toque mais seco no verão e mais hidratante no inverno. Quem tem tendência a manchas deve optar por produtos com óxidos de ferro, a famosa “cor de base”. Não esqueça de reaplicar!

- À noite, após lavar novamente o rosto, uma dica para combater linhas finas é lançar mão de cremes e sérums com derivados de ácido retinoico*, como retinol e retinaldeído. Existem fórmulas com texturas para peles jovens e maduras, secas, oleosas e sensíveis.

- Para os olhos, o tratamento ideal depende da queixa: existem produtos com ácido tranexâmico*, niacinamida, alfa-arbutin e vitamina C para clarear; ácido hialurônico e pantenol, para hidratar; cafeína, para desinchar. O ideal é aplicar duas vezes ao dia, ou conforme a bula do produto.

 

Foto: park-street, Fonte: unplash.com

 

Cuidados com a pele do corpo

 

- Escolha um sabonete com pH próximo ao da pele e agentes hidratantes. Se você tem a pele seca ou sensível, evite os produtos perfumados.

- Aproveite a quarentena para criar o hábito de aplicar hidratante todo dia, após o banho. Novamente, prefira cremes sem perfume, ricos em glicerina, ureia e pantenol.

- Se você se depila, atenção para quem utiliza lâmina: não economize na espuma, depile no sentido do pelo e troque de lâmina após cada uso.

 

Cuidados com a pele das mãos e pés

 

- Com o uso de álcool gel e lavagens frequentes, é muito comum a queixa de ressecamento das mãos e unhas frágeis. Combata esse mal usando hidratantes com ureia, glicerina e pantenol, sem fragrâncias, várias vezes ao dia. Vale massagear unhas e cutículas com o mesmo produto, ou usar hidratantes específicos – gosto daqueles em formato de caneta, pela praticidade, aplicados antes de dormir. E o mais importante: para lavar a louça e fazer faxina, use luvas sempre!

- Para os pés, ureia em altas concentrações*. Para turbinar o tratamento, aplique o creme e enrole o pé em filme plástico, antes de colocar a meia. Evite usar alicates e lixe suavemente, em caso de descamação.

 

É importante frisar que produtos tópicos não são milagrosos, e que uma pele saudável não é sinônimo de igual a filtros do Instagram. Se você tem alguma condição estética que incomoda muito, no futuro pode associar tratamentos dermatológicos, como toxina botulínica, preenchedor, peelings e lasers. Mais importante que tudo é buscarmos a melhor versão de nós mesmas, valorizando o que temos de único e deixando para lá as comparações. Se você notar que está imersa em um mundo perfeito, pratique o detox digital. A vida, com todas suas imperfeições, é muito mais do que o que aparece na telinha.

 

 Foto: Anastasiia Ostapovych, fonte: unplash.com

* Esses produtos são contraindicados para gestantes e tentantes.

 

Ana Carolina Krum dos Santos
Médica Dermatologista